BlockChain e Moeda digital não são inovações do Bitcoin, a Descentralização sim

Muitas pessoas dizem que o Blockchain é a grande inovação do Bitcoin, outros dizem que é a Moeda digital. Mas pesquisando sobre o Bitcoin, entendi o seu funcionamento e o segredo do sucesso do Bitcoin não tem nada a ver com ser uma moeda digital ou usar o Blockchain. Blockchain é uma cadeia de blocos que registram todas as transações em Bitcoin, mas isso já era usado em extrato bancário e até controle de estoque das empresas. Moeda digital já é utilizada desde a criação do cartão de débito ou da transferência bancária on-line sem a entrega do dinheiro ao outro banco ou agência. Então qual a inovação do Bitcoin?A descentralização é a verdadeira inovação do Bitcoin, não possuir um dono. Com a descentralização, não há possibilidade de fraude, eu já tive problemas em minhas contas bancárias, onde cobravam valores indevidos e nunca consegui recuperar os valores roubados. Com o Bitcoin é impossível isso acontecer, pois somente o dono da conta tem acesso à mesma. E mesmo o dono não pode apagar transações passadas, apenas realizar novas transações, mantendo a confiança dos usuários que os comprovantes estarão lá para sempre. A consulta ao Blockchain é liberada a todos, portanto, não existe a possibilidade de você precisar de um comprovante e o banco negar te entregar, visto que não existe um banco controlando o Bitcoin.

Outra grande vantagem da descentralização do Bitcoin é que o Bitcoin tem uma emissão pré-programada que esgotará as chegar em 21.000.000 de Bitcoin, já o sistema centralizado permite ao Banco Central emitir moeda descontroladamente, alterando as regras de emissão de acordo com o Presidente gerando inflação, que é a desvalorização da moeda, podendo chegar a absurdos como na Venezuela que o dinheiro já valia menos do que o papel usado para fabrica-lo. Ao chegar no limite de emissão, o custo do Bitcoin será apenas a taxa paga por transação que é escolhida pelo próprio usuário.

Agora a moda é dizer que o Bitcoin está ultrapassado e outras moedas digitais são o futuro, mas essas moedas não tem o principal, a descentralização. Além da segurança, pois uma rede descentralizada pequena é suscetível a ataques de hacker. Outro ponto forte do bitcoin é o limite do bloco e taxa de transação flexível, moedas sem taxa são mais fáceis ainda de ter sua rede destruída, pois basta gerar transações automáticas enviando saldo de uma carteira para outra que a rede se congestionará e travará. Com o Bitcoin os blocos são fechados em média de 8 minutos e as transações são escolhidas em ordem decrescente do valor da taxa de transação, sendo o valor da taxa descentralizado, o usuário escolhe o valor da taxa de acordo com a urgência que tem na entrega dos Bitcoin.

Por exemplo, a menor taxa do último bloco é 0.00005 BTC, logo quem tem urgência deve escolher uma taxa acima desse valor, quem não tem urgência pode escolher taxas menores como 0.000005 BTC e economizar 90% da taxa. Eu fiz isso ontem e esperei 7 horas para minha transação ser confirmada, se estivesse com urgência pagaria a taxa normal e em 8 minutos teria a transação confirmada. As carteiras Bitcoin (App) já calculam a taxa automaticamente, apenas pedem para confirmarmos, então não é preciso de conhecimento em Blockchain para fazer a análise de qual taxa usar.

Existem muitas opções de moeda hoje, mas nenhuma tem a descentralização do Bitcoin. Eu acredito que o Bitcoin tende a se estabelecer como uma moeda para intermediar a troca entre todas moedas do mundo, é cada vez mais fácil trocar real por dólar através do Bitcoin, assim como euro por dólar ou qualquer outra moeda. Devido a descentralização e a agilidade no envio, o Bitcoin tem dominado esse mercado. Outro campo que o Bitcoin tem se estabelecido devido à descentralização, é a previdência, as previdências estatais e privadas já não são seguras, costumam mudar as regras depois que a pessoa já passou anos investindo, ou ainda pior, podem quebrar por falha na administração. E dessa forma o Bitcoin se consolida no mercado.

Para quem deseja comprar Bitcoin:

https://catalogop2p.com.br/maraba-bitcoin

Para quem deseja vender Bitcoin por:


Renato Furtado
Sobre Renato Furtado 100 Artigos
Monoteísta Noeísta, empresário e luta pela Democracia Plena. Dono da página Todo Trabalhador é Capitalista e RenatoFurtado.com no Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Comente para que eu possa evoluir a cada artigo